quinta-feira, 16 de maio de 2019

Comunhão


sabemos que o momento central da celebração cristã é a santa ceia. nesse momento decidimos formar todos os presentes uma comunidade específica, que assume partilhar com Cristo sua vida, mesmo dolorosa, e sua vocação, a salvação dos homens e mulheres na justiça, na paz e no bem comum. neste momento, a comunidade é um tanto ilusória. estamos todos cercados pela liturgia, as velhas histórias, os cantos, o dobrar os joelhos, o tempo separado da cerimônia. mais tarde isso se diluirá na vida de todos os dias, não completamente, mas se diluirá. estaremos mais divididos entre os que encontramos, ou com os quais vivemos, aqueles que conhecemos por ouvir falar. seremos capazes de pecar e fazer o mal que tanto desejamos evitar, inclusive porque não compreendemos bem o que é o mal e como se distingue do bem. mas no momento da celebração e da comunhão estamos imantados. eu gosto de participar da ceia, na minha igreja ou em qualquer uma que eu esteja visitando. olhando para todos reunidos, eu me sinto membro de uma comunidade capaz de partilhar pelo menos alguns momentos de seu destino. esse momento deveria se transformar em todos os momentos, toda a vida. mas isso é impossível.

                                      Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário