domingo, 30 de setembro de 2018

Estórias

Guacira dizia que eu sempre vivia muitas estórias. era uma crítica, ela achava que minhas estórias eram fictícias ou que eu embelezava o que vivia. porém eu sempre pensei que entre a história contada e a vivida há um pacto, nenhuma é real no sentido vulgar do termo, tudo é invenção, uma quase história. Conceição Evaristo no seu belo Becos da Memória avisa logo de início que conta o vivido e o inventado, inventar é dar maior relevo ao vivido. Cony também escreveu um livro sobre seu pai que se chamava Quase memória usando o mesmo diapasão. contar estórias é um dom, há quem não saiba contar. isso é uma tarefa de velhos, que reúnem em volta de si as crianças mantendo com as estórias as lembranças do povo. já eu acordo de manhã e penso: então, qual a estória de hoje? e inventando crio ao meu redor um povo, meus amigos que me ouvem com seu carinho nesse mundo que preciso ganhar mais graça para ser real.


                                                      Igor Zanoni


Nenhum comentário:

Postar um comentário