segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Fotografia de mamãe


na foto ela está bem à vontade, sorrindo, com um rabo de cavalo realçando sua juventude. é uma foto antiga, ela mesma faleceu há trinta anos e a foto é muito anterior a isso. mas sua beleza e soltura são ainda tão marcantes através dessa foto antiga que a mim é difícil pensar que ela viveu um dia em minha vida, também para mim, e já não existe. não posso apresenta-la a ninguém, só tenho essa foto como algo exterior e objetivo, e minha fala, calçada em minhas memórias, que um dia irão comigo, com minha própria morte, nunca antes porque o esquecimento é impossível. apenas a foto e minha fala, e além delas uma moça de cabelos com um rabo de cavalo, sorridente, bela, impossível não vê-la, impossível que ao tirar essa foto ela não tenha tido a nítida impressão de sua própria permanência, desafiando a ideia de que as coisas passam, e talvez pelo menos certas pessoas, mais do que as coisas, não passem porque formarão sempre o fundo subjetivo da humanidade, de onde partem os sorrisos, a coqueteria, a beleza, e tudo que a humanidade possuirá sempre. 


                                                                     Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário