quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Baú 3

Explicações

quando alguém vai me dar uma explicação complicada
sobre alguma coisa eu abro bem os olhos e os ouvidos
depois penso Não Não é possível que eu esteja ouvindo isto
eu que queria passar sem isso
eu que penso que o mundo poderia ser tão simples
você já pensou como o mundo seria simples
se você pudesse ter outra Vontade e Representação
penso Onde você está ancorada?
qual é a sua praia?
você que podia viver nua e andar no jardim
com os gatos e as rosas



                                    Igor Zanoni
Dakinis


o darma tem sustentação nos budas
e bodisatvas dos três tempos
na assembléia da sanga
no lama no yidam na deidade
e não menos fundamental
na manifestação feminina de sabedoria
força controle das situações
individuais e políticas
das poderosas dakinis
como Marcinha Andréia Teresa
Halima e tantas que mansas ou iradas
governam a casa


                                    Igor Zanoni
Decisões

há tantas  decisões que tomamos
sem certeza
angustiados por ter de tomar
alguma decisão
ferindo os sentimentos
dos que teriam outras soluções
mas muitas vezes o tempo é curto
as coisas se precipitam
este é um dos nossos lados
demoníacos
a incerteza e a precipitação

                        Igor Zanoni
Deidade


o budismo Vajraiana ensina
que a generosidade é tão estranha
a nós que é deixada no ar
por uma deidade à qual pertence
e a encontramos em nossa vida
 como uma jóia
passamos a exibi-la
a repartir seus dons
mas não pertence a nós
é um tesouro felizmente encontrado
do qual prestaremos conta
em nosso carma


                                    Igor Zanoni


Dele

dele me ficou a efígie
um gosto por vinhos
eu que não bebia
por autores distantes
eu leitor dos românticos
ficou uma rebelião
uma soltura
eu tão apegado a meu pai
dele me ficou essa certeza
de que a vida passa
eu que pensei que havia
sempre um jeito dela voltar


                           Para Tiago
                            Igor Zanoni
Derrota

o cansaço do não vivido
do que não se pode esperar
a expectativa o preparo
da juventude perdidos
a vida um pouco falhada
mas intimamente sabendo
que não se trata de fracasso
mas de uma derrota


                 Igor Zanoni
Desapaixonado


mais difícil que sentir-se apaixonado
é sentir súbito que a paixão passou
os gestos se esboçam e não se concluem
o corpo rascunha desejos
que em parte não se foram
mas precisam ir
os dias se alargam
o tempo flutua
parece que é preciso tomar
novas decisões na vida
o conceito de vida torna-se um problema
relemos na lista telefônica
os nomes de amigos que não vemos
há muito muito tempo
claro a paixão quer-se inteira e exclusiva
quer todas as desculpas
toda sorte de compreensões
“Mas Jorge, eu te amo!”
amava


                               Igor Zanoni
Desapego

1

antes o desapego significava
misericórdia e amor aos pobres
e a consciência da impermanência
de tudo que habita o mundo
hoje significa antes paciência
diante do ladrão que te assalta
e do trabalho que te maltrata
ou dispensa

2

meu peixinho aos poucos perde
sua bela e cintilante cor azul
suas barbatanas se desfiam
passa os dias parado
perto da superfície da água
não me preparei jamais
para o seu passamento
e não sei como farei seu féretro

3

circunscrever o coração desassossegado
na organização de um poema
indica a intenção pedagógica deste
e a consciência de que o poema
é para os outros como é dos outros o coração
como sabem e não sabem nunca
suficientemente

              
                                  Igor Zanoni
Descansa

descansa no meu colo
encosta tua cabecinha
as lágrimas vão correr na rua
levando nossos barcos de papel
voltamos a brincar
 a chorar a ser amigos
vamos tomar chuva na rua
depois tomamos banho quente
depois tomamos lanche
e depois é depois
não conta
que só contamos até certo ponto


                           Igor Zanoni
Desejo

eu pedi
mas ela  recusou
pois está no seu direito
aliás é uma moça muito direita
mas é que eu tenho um sentimento
que muitos acham escuso
outros louvável
por isso indeciso me mantenho
refém desse obscuro desejo
e pedirei de novo amanhã
mas hoje rezo para que desapareça
tanta assombração

                             Igor Zanoni
Deserto


a confusão é nosso deserto cotidiano
sem latitude ou longitude
sem pontos cardeais sem direções
sem oásis sem beduínos sem caravanas
sem sertanejos sem nenhum cactus
sem Antonio Conselheiro sem Lampião
o povo de Israel nele se perderia eternamente
nele Moisés não encontraria seu Deus
sem limites conhecidos não se pode dizer
que ele esteja aqui ou ali
ali as tentações não valem nada
não servem para firmar uma vocação
entretanto a confusão não é exatamente
uma ignorância
mas uma reiteração de coisas havidas
e por demais perdidas
como uma saudade muito profunda
que não pode ser chorada
senão com lágrimas de areia
como um luto que indica paradoxal
um sentido por demais perdido



                                     Igor Zanoni
Destino

                                          Para Áurea Kock


o carma é a trama de sentimentos morais
que induzem atos e desejos
não se pode dizer que seja rígido e automático
nem que seja livre e arbitrário
há uma casualidade ou uma graça
nos gestos cotidianos de afeto
trata-se de um destino que se requer
como a bondade não requer  
nenhuma recompensa
e como os gestos sem virtude
levam a um poço de débitos
e de dúvidas


                            Igor Zanoni
Desvantagem

é comum em uma relação amorosa
um dos dois ser mais apaixonado
que o outro
criando-se uma dolorosa e silenciosa
desvantagem em tudo que lhes diz
respeito


                                Igor Zanoni
Deus


e eu disse à minha mãe nesse momento
que duro som que puta confusão
que medo esse cinza salgado
esses olhos de Capitu
que pode haver mais intenso que o oceano
mais assombroso que esse Deus Netuno
que rola nas minhas noites de vigília
e me acorda cedo dizendo
vai ser gauche na vida
você é um em um milhão
sare seu carma
disssipe essa ilusão
e o sansara se apaga quando
sobem os balões
caia um na minha mão
mas não cai não
cai na rua do Sabão
Recife da minhas solicitudes
do tempo da maré farta


                            Igor Zanoni
Deusa

os violinos iniciam suaves
a canção
sua voz aveludada e rouca
ainda mais suave
lembra a letra de um velho sucesso
os habitués se debruçam
sob a meia luz
escutando a voz noturna
e glamorosa
tudo que queremos é escutá-la
e assim escutar  nossos corações
sentir o que sentimos
repetir-nos o mais possível
ela é para nós uma deusa
e como nós mesmos
repete hoje velhos sucessos


                       Igor Zanoni
Dharma

estudando o que os mestres realizados
disseram sobre o Dharma
pude entender de forma muito despretensiosa
que a conquista da realização
é a obtenção de um estado
em que se está atento e presente
nunc et stans
livre de condicionamentos e discriminações
que desfez seus elos que o prendiam
a esta e aquela identidade
embora possam com compaixão
e liberdade usá-las enquanto
se estiver no mundo
por isso o mestre realizado faz o bem
mas não se apega a seus frutos
e para muitos age mal
mas também não se apega a seus frutos
é frugal diligente modesto
compartilha o mundo com bondade
com todos os seres
mas estando com ele
já não está inteiramente com eles
eles são o modelo da virtude
e da vida correta
e me chamam com carinho
mas ao mesmo tempo não me esperam
porque embora tão próximos
já partiram
que ei um dia possa segui-los!



                                  Igor Zanoni 
Dia


hoje Maestro Alfeo fez setenta anos
levei com o Mateus uma garrafa de um litro de Santa Ana
conheci sua filha Aline formou-se ano passado em Farmácia
e trabalha no Boticário o que o aliviou
comprei uniformes para o Mateus que cresceu muito
o Luquinhas ficou conosco
andando de bicicleta arranhou o Vectra novo do vizinho
a Rosana passou depois do trabalho
tomou um café mas entremeou suas preocupações na xícara
fiz supermercado porque todo dia
Gabi Tiago Lucas e Bruno mais Rose eu e às vezes Mateus
dão conta rapidinho da despensa
acho que eles pensam que pai é de ferro
fico preocupado com o pensamento selvagem
também da Rosana apesar de ser mais sofrida
a canção do Paralamas vai para ela
a Ale finalmente tirou carta de motorista
cantei canções de ninar no telefone para a Bela
a Halima me mandou um e-mail falando dos meus poemas
e da programação do centro de Estudos Budistas
eu nunca serei budista
nem católico
eu lendo um romance maravilhoso de Singer mas não serei judeu
sou um poeta
Nietzsche disse que os poetas sempre sabem
se consolar
eu estou bebendo e ouvindo outro choro do Herbert Vianna

                           Igor Zanoni


                  
Dia dos professores

neste dia dos professores
gostaria de perguntar por que se continua
a dar aula se isso não funciona mais
nem aqui nem na China
se essa relação com os alunos se perdeu
e nós professores somos só um obstáculo
entre eles e o diploma
se a biblioteca anda às moscas
os interesses são outros
há risos quando se lembram certos autores
e não adianta deixar textos no xerox
os salários sempre foram maus
mas havia respeito comunitário
pelo abnegado professor
que hoje também não é mais abnegado
está fugindo das salas
fazendo bicos em pesquisas e mestrados
fora da escola
buscando um emprego no governo
e adora aparecer nos jornais
mais do que nas aulas
falando pomposamente sobre temas
que poucos compreendem bem
e se você dá aula à noite no segundo grau
corre o risco de agressão
não pode avaliar ninguém
mas também não sabe avaliar o que faz
o que é hoje um professor?
uma profissão em extinção

                       Igor Zanoni
Diabo

em casa de meus pais
ainda se acreditava que os grandes virtuoses
haviam vendido sua alma ao diabo
meu pai que era clarinetista e maestro
talvez por não chegar a entender de todo
a complexidade da música
e intimidar-se com seu encanto
acreditava que Paganini
 havia feitoum trato como esse
menos claro era porque cria
que Cândido Portinari também
vendera sua alma
talvez houvesse aí uma homenagem ao gênio
mesclada com um forte desdém
por sua militância de esquerda
pois meu pai era também oficial do Exército
de qualquer modo coisas más e boas
continuam sendo explicadas
pelo recurso ao diabo



                                        Igor Zanoni
Dialética


a humanidade criou uma forma dialética de pensar
e de interpretar o mundo , tudo o que acontece, que se imiscui nos
pensamentos mais secretos e torna ilusória qualquer tentativa
de libertação do espírito para uma contemplação unívoca
do céu. tentativas como essa existem nas filosofias e
nas doutrinas religiosas porque a humanidade não vive
senão a partir das suas perguntas e respostas, sempre
inconclusas e precárias, prenhes de sofrimento. 
Difícil

sou um homem difícil
mas não fechado
sei ser duro
mas também generoso
não sou santo
mas também não busco o mal
minha casa mantenho
com dificuldade
minha paz é um cultivo
tão árduo quanto o de um rosa
tudo resumido
não vale muito a pena
mas se achar que precisa de mim
disponha


                             Igor Zanoni
Diga


diga qualquer coisa
que acalme meu coração
diga que estou enganado
que a nossa vida não terminou


                              Igor Zanoni
Dimensões

há bichos com uma dimensão horizontal
como os cães e os elefantes
outros que possuem melhor
uma dimensão vertical
como os pássaros que figuram
o Espírito Santo
outros ainda com dimensão subterrânea
ou profunda
penso nos peixes nos bichos da terra
os homens não têm uma dimensão definida
estão condenados a buscar
a que melhor lhes convém

                       Igor Zanoni
Ditos

a justiça não precisa ser impiedosa
o amor não deve ser cego
a sabedoria não é obrigatoriamente cética
a virtude prescinde a dureza
o ofício não precisa ter ossos
a amizade pode se gratuita
o santo não faz necessariamente milagres
o que não tem explicação pode não ser miraculoso
a filosofia nem sempre consola
a poesia pode ser feita sem palavras
o mais próximo pode estar fazendo falta
a dúvida pode ter tanto método como a loucura
o simples demora a ser elaborado
o cuidado demasiado pode inibir
para os físicos e as crianças o universo é infinito
a única coisa inevitavelmente escassa é o tempo


                                     Igor Zanoni
Diversidade

a diversidade entre os homens não tem
paralelo com a das espécies de que se
originaram. o ser humano é circunstancial,
aberto e histórico, e mesmo preso às
malhas estreitas de sua condição social,
tem liberdade maior do que a dos animais,
anjos ou deuses. só ele pode decidir
até certo ponto sobre
sua vida ou morte, suas qualidades e defeitos,
sobre tudo o que pode perceber em si
 e em seus semelhantes e dentro
de limites sempre pouco definidos, mudar até
o momento em que a vida cessar .
embora se possa mostrar sua condição
como efêmera e difícil, ela também
pode ser considerada luminosa
enquanto acreditarmos nos preconceitos
do iluminismo da liberdade, igualdade e
fraternidade . lidar com seus limites
é a verdadeira luta pela vida, por seu sentido
e por seus valores.


                             Igor Zanoni
Dizer tudo

é sabido que não se pode dizer tudo
as mãos são mais rápidas que o olho
e o interesse mais veloz que a inocência
não que tudo isso seja humano
antes o humano é ainda um projeto
não há dona de casa que não queira
ser rainha ao menos de sua casa
e todos querem ser dono de seu nariz
mesmo que seja uma evidente impossibilidade
todos amam antes o prazer exceto os muito céticos
e antes do prazer o dom de ordenar a vida alheia
o que dá na mesma coisa
o apoio mútuo a grata solidariedade
ocorrem nos grandes sinistros
nunca na vida módica e cotidiana
na qual se vive de muitas outras preocupações
mas também disso não é possível dizer tudo
exceto perceber os vagos limites
a que foi confinada a vida de cada um
com o cinzel do capital se ergueram sonhos
e se ateou um incêndio no mundo
mas os romanos não viveram melhor
ou não teriam existido Adriano ou Marco Aurélio
e a escravidão grega sequer foi bem percebida
pelo maior dos filósofos de seu tempo
os seres não caminham para nenhum caos
estão nele desde que saíram do estado da natureza
por isso se fala às vezes em retorno à natureza
às origens à mítica fonte primordial
e muitos tem a felicidade de empreender
a busca do Santo Graal quase sem sair do bairro
como se o bairro não fosse todo o tempo
violado pelo mundo obscuro
e também pelo nosso lado obscuro
que dividimos com nosso lado claro
ou multiplicamos
mas sempre nos subtraindo


                                    Igor Zanoni

Doce


1

para ser ainda mais doce com você
vou pedir para a cigana me derreter
em um tacho de cobre
e com certeiros sortilégios jogar-me
sobre seu corpo em ponto
de bala

2

noites inquietas em que pareço nem dormir
o rosário girando nas mãos
o lençol suado os cabelos suados
os sonhos nos quais refaço
os percursos tão antigos
sempre com surpresa


                              Igor Zanoni
Dolores

um dia um amigo me deu
um disco de Nana Caymmi
adivinhou minha tristeza amorosa
ele tão feliz com o amor nos tempos modernos
houve um tempo em que se amava
Dolores Duran
hoje mal se ouve uma canção no rádio
que console o coração abandonado
não por falta de adeus me despedi
dos sonhos das ilusões
hoje não quero mais escutar
as palavras de carinho que ouvi um dia
vou embora sem esconder
os sonhos que morreram
apesar do meu imenso amor



                           Igor Zanoni
Domingo

todo domingo cedo
eu tenho uma crise de banzo
me sinto distante de tudo
que súbito cessa no dia santo
e rápido deixo os afazeres
que tanto sustentam o sansara
e tenho de ir à igreja
ver a família e descansar
ver futebol
eu por mim aboliria os domingos
e os outros dias da semana também
aboliria o sansara de modo prático
me tornaria herege e incivilizado
viveria no mato onde as cobras
e os bichos todos
não têm feriados
é preciso comer beber água
e se proteger sempre
e beiraria os largos rios
num lugar quente
na tribo mais arredia
que mais me aceitasse como seu
cessariam as preocupações metafísicas
as dívidas bancárias
a preocupação com o mercado de trabalho
seria eu e os meus
rousseaunianamente encalacrados
no meio da felicidade primeira


                                  Igor Zanoni
Domingo Esportivo

1

para os comentaristas de futebol
um lance é duvidoso quando depende
da interpretação do juiz

2

o maior talento de um jogador
é exibir-se sem a menor possibilidade de erro
diante de toda a vasta galera

3

todos os times andam estreando
inusitadas camisas numero três
mas a camisa mais amada continua
a do rubro-negro carioca

4

hoje eu aprendi a ver o Santos jogar
sem sentir angústia pelo resultado
e gostaria de comunicar essa leveza
à garotada que faz o que pode pelo Peixe


                             Igor Zanoni
Dor

quando me acalmo em minhas dores
quando me abraço a elas
como um velho ao seu casaco
percebo quanto tenho de ser
cuidadoso com elas
tratá-las com paciência
como aceitá-las é uma nobre verdade
a primeira que se deve conhecer
e praticar para alcançar
a hora em que poderei
aos poucos abrir brechas
na espessa e ignorante correnteza
dos dias
e encontrar enfim água e acolhida
não se trata de amar a dor
mas de reconhecê-la
saber seu fundo sua textura
e devagar abrir espaços
com carinho
sentado ou andando
com um pouco crescente de paz
com a consciência do que os seres
são feitos em seus limites
sem ambições sentar como um velho
agarrado com frio ao seu casaco
tomar sol no pátio
rodar com a terra
na tarde que veio como pôde


                                   Igor Zanoni
Economia, Educação e Governo Lula


O pensamento econômico brasileiro viu o desenvolvimento em primeiro lugar como um crescimento da produtividade geral da economia, a ser alcançado pela industrialização e subsidiariamente por políticas agrárias ou a sábia intervenção do Estado que, ajudado pelo capital privado nacional ou estrangeiro maximizaria nosso uso da capacidade produtiva e fecharia a brcha que historicamente constituiu as sociedades latino-americanas em sociedades duais e heterogêneas.
Por sua vez, a educação foi pensada pelos economistas como âncora para soldar a defasagem tecnológica que nos separa dos centros desenvolvidos, bem como qualificação do trabalho para o emprego ou para maior eficiência dos setores informais.
Com o passar do tempo o pensamento econômico voltou-se mais fortemente para questões distributivas e sociais e a educação foi vista como peça na constituição de uma sociedade ligada por laços de solidariedade soldados por uma cultura comum.
Essas visões ainda mantém sua atualidade no país na medida em que o acelerado desenvolvimento de cem anos, entre 1870 e 1970,digamos, manteve o país como nação dependente, periférica e sem capacidade de internalizar plenamente seus centros de decisão .Nesse sentido, em que pese o crescimento dos primeiros anos do século XXI, persistem heranças neocoloniais que urge enfrentar,para as quais a educação e as políticas sociais devem encontrar ainda seu melhor lugar, embora o governo Lula pareça estar consciente da agenda a ser cumprida pelo menos no que se entende pelo Bolsa Família e suas preocupações polêmicas mas importantes de dar maior acesso de todos a uma educação pública para os mais carentes.


Palavras-chave: desnvolvimento brasileiro, políticas sociais, economia no governo Lula, tecnologia e educação. 
Éden

quando o Senhor fez o Jardim do Éden
não fez ao mesmo tempo o universo
quem contou a história narrou o sentido
que para ele e seu povo tinha então o mundo
os homens a vida a história enfim
outros narraram outros sentidos
outros Senhores outras origens
mas o mundo não se perdeu por isso
embora sempre tenham sido dramáticas
a história a vida  em toda parte
o universo sempre foi uma busca violenta
se eu pensasse como um judeu
como Harold Kushner em um antigo livro
diria que estamos na sexta-feira
 da semana inaugural
mas como atingiremos o sábado?
e se eu fosse um chinês ou um indiano?
se eu fosse um tibetano?
o universo pode ser criado pela razão e a ciência?
e sem elas?
pode ser reinventado lembrando o Senhor
Confúcio Buddha ou Padmasambava ?
o universo deve ser inventado?
deve ser desinventado ou não desejado?
qual o início das questões?

                          Igor Zanoni

Educação


no meu sobrado do Bairro Alto
empenhado na Caixa
baixei no e-mule Paul Hindemith
o tempo e o lugar se foram
os sentidos se inventam
é possível fugir aos conceitos
com que o mundo faz seu cerco
mas é preciso um salário
ainda que baixo
e um pouco de educação
que nem sempre custa
mas quase sempre é ruim
e paupérrima
busca acessos sem valor
sucesssos que não ajudam ninguém
pessoalmente acho estranho Hindemith
mas sei que é bom
e o bom se aprende
a educação exige paciência
o corpo é malcriado
mas de repente o ouvido
pega o sentido


                                 Igor Zanoni
Ele


ele é o gosto da minha saliva
os ossos que sustentam
o comum mortal que sou
meus olhos e o que podem ver
e também sonhar
minha imensa paciência em sustentar
nessa vida já longa
tantas pequenas perseveranças
tantos gestos que ora erram
ora acertam o alvo
ele é o alvo e seu íntimo sentido
também minhas tristezas
porque elas não teriam melhor lugar
melhor cuidado
ele luta comigo e diz seu nome
seu nome é o de todos os seres
universo pluriverso reverso
avesso da minha pequenez
corte para que  doa em mim também
alívio para que também a mim
seja dado o seu amor



                                         Igor Zanoni
Ele e eu

Ele morreu por todos
e pelo todo
por gente com os estigmas da pobreza
que são nossos e Ele fez seus
morreu pelos cegos pelos fariseus
pelas prostitutas e teólogos
mas Ele não morreu a minha morte
ela e o sentido que tiver
pertencem a mim
mas quando penso n’Ele
a todos e ao todo dou-me como posso
nos limites da minha escassez
e sinto uma enorme responsabilidade


                          Igor Zanoni
Emoções

como já cantou Roberto Carlos
o importante são as emoções vividas
é assim que a nave ensombrecida
da igreja
o rigor do ritual o método do coro
encantam o fiel e o comovem
é assim que a criança
na inocência de sua vida familiar
ama a visita dos avós nas férias
com suas dentaduras
e seus hábitos singulares de outrora
e os ama mais até que aos pais
é assim que é feito o mundo
do homem maduro que preza
seu esclarecimento
e do homem desesperado
que desatina e foge de si
para o consolo precário
do seu descentramento
mas as emoções são induzidas
também pela dura maquinaria
das usinas do mundo
difícil recusá-las
medi-las antes de vivê-las
vive-se e se aprende a ser sábio
ou tolo
mas a sabedoria é a  emoção
bem examinada
que torna a vida desejável


                             Igor Zanoni
Endereços

transportar de uma caderneta de endereços
para outra mais nova
os mortos os desaparecidos os esquecidos
aqueles que foram pais amigos colegas
prestadores de serviços
gente para quem ficamos devendo dinheiro
gente que tangenciou nossa vida
como uma estrela cadente
ou dividiram-na multiplicaram a fundo
tiraram a raiz acharam os arcos
mas agora estão flutuando nos dias antigos
que esquecemos quase todos
exceto momentos excepcionais
mesmo por uma exceção muito íntima
e idiossincrática
por raiva amor doido
 coisas que achamos que deveríamos lembrar
mas que era melhor esquecer
ou pelo tom geral
inventado ou recriado
como a tela na parede
a casa o caminho o arvoredo o rio
ou as frutas na mesa o rosto dos avós
diplomas de formaturas
relógios todos
desse tempo que pertence ao coração
mas não à fala
nem ao poema
porque viver é perder amigos
como dizia Cícero
ou poderia ter dito
viver é passar pelas cadernetas dos outros
ser esquecido
mal lembrado
injustamente
nesse mundo hostil


                                        Igor Zanoni
Escolha

da maneira como podem
as pessoas interpretam sua vida
é indispensável que o façam
ou não seriam humanas
mas nem por isso dão o melhor
de si aos outros ou a si mesmas
quem poderá avaliá-las?
ninguém
apesar disso as pessoas escolhem
a sua interpretação
põem-se ou não em questão
as escolhas que precisam fazer


                            Igor Zanoni
Escritores


o estilo demorado e largo
como se escrever fosse um prazer
um mural letrado da sua vaidade




                                   Igor Zanoni
Esfinge

viver é isso
um passo dado depois outro
talvez em outra direção
de modo que viver deva ser visto
como um andarilhar em volta à origem
mas sempre pode-se sair do quarto
aprender música ou letras
casar-se viajar para a Nova Zelândia
criar quatro filhos que terão
seus próprios itinerários
a esfinge perguntava enterrada na areia
eu pergunto mas prudente sigo
na liberdade que o mundo permite
erro muito gosto de muitas pessoas
de inúmeras paisagens
outras abomino
tive uma vida ativa
até que o Hades me chame
serei uma pessoa incansável




                                     Para Selma
          Igor Zanoni
Espaço


como a vida
(a firma, a mulher, os filhos, a grana)
roubasse-lhe espaços para cuidar
decisões a tomar
passou a olhar atentamente
a passagem dos dias
a olhar tudo em volta
não necessariamente vendo
se tivesse estudo
compreenderia os inter-mundos
de Epicuro
mas não tinha


                          Igor Zanoni

Espelho


use a sabedoria do espelho
acolha quem em você se olhar
não julgue não goste ou desgoste
acolha sem entender ou perdoar
apenas acolha
e tente não se quebrar



                         Igor Zanoni
Espera

esperamos de alguém o que não podemos
nos dar nem sabemos muito bem
o que é
esperamos que nos adivinhem
que sejamos um livro aberto
nós tão obscuros
tão oscilantes
às vezes alegres e radiosos
a vida clara a ser vencida
às vezes com um incômodo de velhos
o mundo cansado
as tristezas inexprimíveis
queremos que nos recolham
em suas retinas em suas mãos
nos devolvam a nós mesmos
na plenitude que não existe
nunca existiu


                                 Igor Zanoni
Esperança


lembrar é manter ainda no olhar
as paisagens que se foram
não perdoá-las por dever
ou para não cometer anacronismo
mas lembrar de que foram tecidas
o que nelas merece ou não lembrança
esperar é antecipar paisagens do futuro
as que estamos construindo hoje
ou contra as quais lutamos
esperar por excelência no pão cotidiano
aquele que desejamos provar
no Céu



                       Igor Zanoni 
Esperar

esperar das pessoas o que elas não podem
não saber se sentir forte ao lado delas
não saber encaminhar a vida por si
por ela
esperar dos sentimentos que sejam
o que nunca são
ou são às vezes
no fundo são mas o medo
no fundo não são
passear no domingo com a alma dilacerada


                       Igor zanoni
Espírito

que o espírito não é mais
ou menos que o corpo
e um belo dia de sol
bem disposto
nos eleva a um êxtase
raro e inesquecível
que esse hedonismo não é
um exagero ou pecado
e se pode estar bem ordenado
com o corpo frágil
porque o corpo não é o que se vê
mas o que se tem na mão
e se dá ou pega
e é tão crucial e mundano

                    Igor Zanoni
Esquecer


esquecer é uma tentativa
sem resultados previsíveis
esse cultivo de mágoas
rancores dores tantas dores
falta das alegrias
as que houve
as agora inventadas
essa marca  na testa
esquecido perdido


                    Igor Zanoni
Esquecimento

nestes dias nos quais me sinto
tão só e frágil
já sem meus pais sem minha mulher
ando com a sensação de que os anjos todos
se afastaram de mim
e minha memória se distende
dos acontecimentos usuais
para o infinito e percebo
que não nos esquecemos de nada e de ninguém
aí está a nossa infinitude
pois nas lembranças talvez se esconda
o futuro


                           Igor Zanoni
Estrada

está certo que a estrada
é longa e estreita
e não se sabe bem por onde vai
mas caminhando com cuidado
pode-se vencer as suas curvas abruptas
e seus barrancos
fugir de assaltos repentinos
pode-se caminhar com calma
desde que se aceite que caminhar
 em paz e sossegado
pode ser melhor que chegar
a algum lugar


                       Igor Zanoni
Estranho

o estranho é o início do desassossego
dessas ruas que não conduzem
desses passos tortos
o estranho é o difícil
noz escondida no dia
o que contém?
fechada exata
à espera de que festa?
ambulâncias passam sem parar


                                  Igor Zanoni

Estranho Hábito

1

eu tenho o estranho hábito
de periodicamente querer morrer
de não pensar mais
não ver mais nada
e esquecer tudo que pode ser
esquecido
mas meu ódio sempre me salvou
sempre me levou a uma intensa
atividade sobre o mundo
meu oponente
graças a Deus para isso
 ainda tenho força e boa cabeça
o amor não é tudo na vida
mesmo Ramakrishna
era discípulo de Kali
por isso Shiva o destruidor
tinha tantos braços


2

as pessoas nascem cheias de vida
mas cedo morrem
passam depois o tempo tentando
viver outra vez
todo o nosso tempo é uma nostalgia
todo ele é a liturgia
do Céu que ainda venha


                     Igor Zanoni

Eterno Retorno

uma idéia
uma emoção fundamental
tomam uma vida inteira
percebe-se em certos autores
a contínua reelaboração
de uma mesma obra
um poeta que reescreve
sempre o mesmo poema
mesmo que alguém não seja
um autor um poeta
vive muitas vezes
sempre o mesmo dia
a mesma noite
as mesmas venturas e medos
às vezes sem perceber
em um eterno retorno


                                Igor Zanoni
Experiência

1

sabe-se que a experiência é uma grande mestra
mas as dificuldades maiores colocadas ao pensamento
e à vida
nem sempre podem recorrer à nossa experiência

2

dizem que o diabo é sábio por ser velho
não por ser o diabo
mas muitas vezes se envelhece sem sabedoria
e com a candidez que tantos velhos
costumam apresentar


                                     Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário