sábado, 19 de fevereiro de 2011

Brexó


Brexó
muitas vezes eu quero tanto ler um livro
que acabo esperando uma ocasião
em que esteja tranqüilo e disponível
para ele
é claro que acabo não lendo
faço assim também com roupas novas
ou sapatos e acabo me vestindo
sempre do mesmo jeito
assim sou um estranho consumidor
que preserva muitos bens intactos
para os brexós e os sebos

                                                        Igor Zanoni
                                            
Comercial de Cerveja

eu gosto ou não gosto
quero ou não quero
claro que às vezes começa-se a gostar
do que não se gostava e vice versa
mas o importante é deixar claro
ou isto ou aquilo
como diz a Bíblia “sim sim ou não não”
por isso eu não preciso jurar
eu sou claro
ou se é feliz ou infeliz
há quem goste de ser infeliz
ou pelo menos procuro o melhor para mim
acho que todos devem fazer o mesmo
não é mesmo?
parece um comercial de cerveja
e não é
mas a diferença é pouca

                                                              Igor Zanoni
O Duplo

há um eu que come bolo às nossas custas
um eu que trabalha melhor e faz amigos
na repartição que aborrecemos
há um eu que nos evita
outro que nos procura
o crucial não está aí
mas porque buscamos distingui-los
buscar entre os muitos eus coerência
e acordo
é difícil ser contraditório mas inevitável
mas nesse jogo é preciso
saber o que ou quem nos salva
que Sr. Goliádkin
qual dos irmãos Karamázov

                                                     Igor Zanoni
Pessoas extraordinárias

pessoas criam para si
um âmbito dentro do qual vivem
às vezes é difícil entendê-las
sobretudo quando este é original
ou vem de culturas quase perdidas
dentro da tensa invasão do homogêneo
por isso é importante não apenas
a conversa doméstica e consuetudinária
mas a interlocução viva
que explode nossa visão
poucos fazem isso pois exige liberdade interior
zelo intelectual ou amor ao mundo

                                           Igor Zanoni                                                 
Reza
gosto do recolhimento que se comunica
à alma no interior das igrejas
na prece e na meditação
gosto do ritual medido e executado
com fidelidade
dando à alma o espaço que às vezes perde
que difícil se mantém
toda vez que se guarda silencio
abre-se um vazio iluminado á frente
e o tempo a vida ganham fôlego e repouso
Noel Rosa escreveu um samba
em “feitio de oração”
eu faço poemas como quem reza
como quem se benze

                                                          Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário