O Guanzi
diz: “O oceano não exclui a água, por isso é vasto. A montanha não exclui a
terra, por isso é alta. Um sábio senhor não exclui o povo, por isso tem muitos
vassalos”. ‘O oceano não exclui a água, isso é ação-identidade. Também a água
não exclui o oceano. Sendo assim, a água se junta para formar o oceano. A terra
se junta para formar as montanhas. Entendo que o oceano é oceano e é vasto
porque o próprio oceano não exclui o oceano. Porque as montanhas não excluem as
montanhas, são montanhas. Porque um sábio senhor não se cansa do povo, seus
vassalos se reúnem. “Vassalos” significa nação. “Sábio senhor” significa
governante da nação. Não se supõe que um governante se canse do povo. “Não se
cansar do povo” não significa não distribuir recompensa ou castigo. Embora um
governante distribua recompensa ou castigo, ele não se cansa do povo. O
conceito de recompensa e punição era diferente. Mesmo no presente deveria haver
algumas pessoas que buscam o caminho sem esperar recompensa. Isso está além do
entendimento do povo. Porque um senhor sábio entende isso, ele não se cansa do
povo. ‘As pessoas formam uma nação e procuram um sábio senhor, mas como não
conhecem completamente a razão pela qual um sábio senhor é sábio, esperam
apenas ser sustentadas pelo sábio senhor. Não notam que são elas que sustentam
o sábio senhor. Desse modo, o princípio da ação-identidade é aplicado a ambos,
ao sábio senhor e a todo seu povo. Assim sendo, a ação-identidade é um voto dos
bodisatavas.
(Mestre Dogen, Bodaisatta Shisho-ho)
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