segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A Sabedoria da Equanimidade



O Guanzi diz: “O oceano não exclui a água, por isso é vasto. A montanha não exclui a terra, por isso é alta. Um sábio senhor não exclui o povo, por isso tem muitos vassalos”. ‘O oceano não exclui a água, isso é ação-identidade. Também a água não exclui o oceano. Sendo assim, a água se junta para formar o oceano. A terra se junta para formar as montanhas. Entendo que o oceano é oceano e é vasto porque o próprio oceano não exclui o oceano. Porque as montanhas não excluem as montanhas, são montanhas. Porque um sábio senhor não se cansa do povo, seus vassalos se reúnem. “Vassalos” significa nação. “Sábio senhor” significa governante da nação. Não se supõe que um governante se canse do povo. “Não se cansar do povo” não significa não distribuir recompensa ou castigo. Embora um governante distribua recompensa ou castigo, ele não se cansa do povo. O conceito de recompensa e punição era diferente. Mesmo no presente deveria haver algumas pessoas que buscam o caminho sem esperar recompensa. Isso está além do entendimento do povo. Porque um senhor sábio entende isso, ele não se cansa do povo. ‘As pessoas formam uma nação e procuram um sábio senhor, mas como não conhecem completamente a razão pela qual um sábio senhor é sábio, esperam apenas ser sustentadas pelo sábio senhor. Não notam que são elas que sustentam o sábio senhor. Desse modo, o princípio da ação-identidade é aplicado a ambos, ao sábio senhor e a todo seu povo. Assim sendo, a ação-identidade é um voto dos bodisatavas.


(Mestre Dogen, Bodaisatta Shisho-ho)

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