sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Paisagem urbana


para estas figuras eu não tenho panos quentes
se elas estivessem sobre o mármore
das calçadas do Batel
talvez sentissem o piso aquecido
como em um belo apartamento no Soho
mas elas só podem se deitar próximo à rodoviária
perto da Cassol
amarrando seus cachorrinhos no poste próximo
durante a noite
sobre colchonetes sujos entre mantas muito velhas
sua cabeça pende entorpecida na calçada
já não sentem mesmo a gélida Curitiba em redor
chuvosa e ameaçadora
em outros momentos estão ainda mais sozinhos
ao lado de um ponto de ônibus na Reitoria
na praça Santos Andrade ou na Tiradentes
há perto a solene catedral cheia de imagens e relíquias
mas para eles não desce um santo uma Virgem
eu gostaria de manda-los invadir a Prefeitura
ou o Palácio do Governo do Estado
gostaria que invadissem mesmo o Banco Central
e se fartassem nos restaurantes de Santa Felicidade  
mas eu não tenho nenhum poder
não posso colocar panos quentes nesta paisagem insensata
posso chorar entre a chuva desta cidade indigna de amor
com minhas lágrimas salgadas e inúteis


                                                                Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário