sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Batendo papo

 

gosto muito de conversar, não tanto por falar muito mas antes para escutar as pessoas. eu poderia ter usado esse talento e me tornado psicólogo ou pároco, mas estes desejam curar a alma e eu tenho antes um interesse modesto, etnológico. ouvir uma vizinha, por exemplo, em meu condomínio, falar de seus filhos e de sua casa enquanto rega o jardim, deve ser parecido com ouvir um indígena comentar sobre seu cotidiano enquanto pesca em um rio distante. mas ouvir exige atenção para que, com um e outro comentário, se possa conduzir, até certo ponto ao menos, a conversa, para que se possa fazer o interlocutor dar algo precioso de si, sua intimidade e suas emoções banais e corriqueiras. é uma festa gozar dessa intimidade, acho que isto nos torna humanos, com a humanidade que falta na correria do dia. quando garotos temos essa intimidade, que nos permite ficar longo tempo gastando tempo à toa, ou fazendo algo que mais tarde nunca mais faremos, jogar botão ou fumar escondidos. depois o dia se mecaniza, se padroniza de modo banal, o próprio riso se torna um pouco estúpido mesmo que o riso seja algo que nos humaniza e atenua. o dom da conversa resgata essa inocência perdida, mas é preciso dar um certo toque para a conversa, possuir uma certa finura nada ingênua.



                                                                Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário