terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Garotas

1
as crianças e os adolescentes de hoje parecem mais bonitos que antes. comem mais, tem um
cuidado médico melhor, os pais já não são tão grosseiros, não ficam fechados em casa e eles mesmos são mais conscientes de si. minha neta tem só oito anos, sua pele é lisinha, sem as marcas comuns das crianças de quando eu mesmo era uma criança, de varíola ou catapora. até a vacina deixava uma marca feia no braço. minha neta tem um rosto sereno, sem a vergonha dilacerante que eu mesmo tive, seu rosto às vezes parece brilhar. talvez um dia nasça uma auréola sobre sua cabeça, quem sabe se sobre a cabeça de todas as crianças.  

2
há um sebo no centro onde posso comprar CDs de jazz novos a um preço conveniente. o dono é um homem grande, fechado, que atende mal e nunca conversa. ao seu lado no balcão há uma moça nova, com uns dezoito anos e um anel de compromisso na mão direita, sempre quieta, como se temesse o patrão. mas é fácil ver sua vitalidade no rosto calmo, no corpo forte, e como deve conter sua fala, os gestos, a vontade de estar fazendo outra coisa. quando eu comprava um CD ela me olhava rapidamente e se encostava na parede do fundo, esperando o dono da loja cobrar. mas quando ele não estava ficava mais relaxada, não sorria, mas me olhava sem medo. aos poucos passei a cumprimenta-la ao entrar, de modo simples, falando por exemplo o casual : “beleza?”. hoje uma freguesa esqueceu uma bolsa, e parou mais tarde com o carro perto da calçada, gritando para dentro da loja. a moça passou o trabalho para outra e saiu feliz para entregar a bolsa. por poucos instantes fez o que devia com a alegria e a saúde de que dispõe.


                                                         Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário