domingo, 17 de janeiro de 2016

Os Pássaros



um dos meus vizinhos gosta de cães de rua e cuida de vários, alguns dos quais entram no nosso pequeno condomínio e ficam dormindo e se alimentando em frente ao seu sobrado. um deles chega a guardar mesmo o sobrado e me ameaçou morder quando fui chamar o dito vizinho para entregar um envelope deixado pelo carteiro. mas  ele me explicou que preciso me aproximar devagar, brincar antes com o cachorro, aí a aproximação fica tranquila. há uma tribo grande em Curitiba que cuida de cães de rua, com apoio modesto da Prefeitura que não quer uma epidemia maior de cães na cidade, tribo aparentada com muitas outras que deploram de modo prático o estado lastimável de nossas relações com o cosmo. apesar de reclamações meu amigo segue em sua amizade com os cães, que estendeu para os pássaros que comem também a ração deixada para os primeiros. o Danilo da última vez que veio aqui em casa notou o enorme tamanho dos sabiás comedores dessas rações, eu também já havia notado, são até um pouco estranhos e numerosos mesmo. o Jaime que mora na rua de trás ao lado do seu José coloca sempre quirera e sementinhas no murinho para atrair pássaros menores, há muitos, especialmente uns pequenos, amarelos, bem mansos. eu comprei dessas sementinhas no aviário da rua de cima e a dona fez um mix de sua autoria mas eu não achei que funcionou. o meu vizinho disse que a ração era melhor, colocou um pouco em frente da minha casa em um pote de plástico e depois recolocou outras duas vezes tal a voracidade dos sabiás. depois ele chegou a ir até o aviário reclamar com a dona que tinha me vendido quirera, um alimento para ele sem valor, em vez de ração vitaminada. os tais passarinhos amarelos comeram a quirera que eu coloco sim, não podem com seus biquinhos comer a ração, mas agora tudo ficou um pouco confuso porque o condomínio está mesmo com muitos sabiás enormes passando em voos rasantes. isso é o melhor que conseguimos de um cotidiano mais natural e menos demasiadamente urbano e insensível. 


                                                         Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário