sábado, 6 de fevereiro de 2016

Terra


no curso primário aprendi sem duvidar que a Terra é achatada nos polos, depois de repassar todas as ideias antigas e superadas sobre o planeta. no ginásio entretanto adquiri muito mais cultura e um professor iluminista afirmou enfaticamente que a Terra era mais redonda que uma bola de bilhar. eu me pus então a pensar, porque me pareceu que os Himalaias, por exemplo, impedem que isso seja verdade. os oceanos, pelo recém aprendido princípio dos vasos comunicantes, tendem a dar ao planeta uma forma esférica, mas mesmo entre o Pacífico e o Atlântico há uma diferença de nível, o que fez Ferdinand de Lesseps inventar um sistemas de eclusas no Canal do Panamá. já o Mar Morto, como é na verdade um lago, evapora há bilhões de anos, e está muito abaixo do nível do mar. a atmosfera, como é atraída pelo centro de gravidade da Terra, dá a esta uma forma realmente de uma bola de bilhar azul, como viu Yuri Gagárin no primeiro voo tripulado fora da sua órbita. mas aí eu teria de pensar a Terra não como elemento terra, mas como terra, água, ar, quem sabe fogo e éter. mesmo aprender que a Terra é redonda me deu muito trabalho, talvez tenha faltado diálogo com meus professores, mas um garoto sempre tem um pouco de receio dos seus professores.


                                                                          Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário