terça-feira, 1 de novembro de 2011

Trato

Trato


Colega meu por décadas, tive um amigo professor que em suas discussões sobre a filosofia marxista não tolerava o uso do termo espírito, pois este não se referiria a nada efetivo. Muitas pessoas partidárias da ciência, vamos dizer assim, continuam militantes do materialismo filosófico e do ateísmo militante. O biólogo Richard Dawkins é talvez o mais famoso, pois precisa se opor à sedutora e conservadora teoria do design inteligente. Mas ele precisava ver os homens como donos de genes do egoísmo ou ver deus como uma pura falsidade ou, como fez de certa forma Freud, uma ilusão? Lendo A Vida do espírito, de Hanna Arendt, descobri a distinção entre conceitos ligados à ciência e à argumentação racional e lógica, e outros ligados à confecção de sentido para nossas vidas. Para mim, essa distinção torna palavras como Deus ou espírito vivas e necessárias, e assim para muitos outros, embora não todos, é claro. Eu nasci e me criei em uma família cristã bastante liberal, e cedo conheci o catolicismo, a igreja batista, os centros kardecistas onde meu pai prestava ajuda a crianças mantidas em lares para órfãos . conheci e brinquei com essas crianças, assim como apanhei de crucifixo e aprendi a ler em uma missão batista norte-americana, segunda a qual Abraham era um homem vindo de Ur dos Caldwels para a Tera Prometida.  O nome de meu pai era Siddhartha e meu avô paterno era budista. Meu pai era um pouco de tudo. Talvez como eu, embora fosse militar e detestasse a dialética, o que não ocorre comigo, muito ao contrário. Sou muito solto para dizer que sou isso ou aquilo. Por enquanto prefiro apenas me manter vivo e pensar, além de ser dono de uma razão que tem suas próprias razões. Na juventude experimentei LSD para ver Deus, e realmente vi, mas não era necessário. Quando o tumulto do mundo se aquieta em volta, Ele está meu coração. E quando me perco Ele me encontra. Como Simone Weill, decidi preocupar-me com Deus enquanto Ele se preocupa comigo. Esse é meu trato.


                                                Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário