quinta-feira, 16 de abril de 2015

Estudo de Problemas Brasileiros

na minha graduação havia uma matéria, detestada por todos, Estudo de Problemas Brasileiros, criada pelo regime como algo próximo a uma aula sobre como se deveria ver corretamente o País. o professor era quase sempre um militar reformado com curso feito na Escola Superior de Guerra. mesmo na heterodoxa Unicamp fiz essa matéria logo no primeiro ano, com um coronel sereno a cujas aulas não faltei e que me pediu escrever um trabalho e fazer um seminário sobre o tema A Contribuição do Índio à Etnia Brasileira. outros estudantes fizeram sua parte, sobre a contribuição do europeu e do negro. pedi ajuda ao professor de antropologia Peter Fry, com o qual tinha vários amigos em comum. ele me recebeu muito cortesmente em sua casa, deixando claro que o conteúdo da aula devia ser modificado, emprestando-me de sua biblioteca vários livros de Darcy Ribeiro. estudei seriamente e ofereci um seminário bem feito mas contundente. o coronel Osmar entretanto gostou do meu empenho e me agradeceu muito. eu fui assim me descobrindo um amigo do povo, em parte por índole, em parte pelo respeito por Peter e, em especial, pelo imenso gosto de ler Darcy Ribeiro.


                                                                                            Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário