quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

As Lendas



meu pai, que era regente, dizia que o “touch” de um pianista era o divisor entre um bom e um ótimo executante. algo parecido vale para os escritores, pois meu professor João Manuel ensinava a distinguir entre os livros  úteis e os grandes livros, embora eu pense que ele lia todos. meu amigo Ednilson, que também sabe muito de música, conta que Billie Holiday tinha uma extensão de voz de apenas uma oitava mas seu timbre era inigualável, como o de Joe Cocker ou Sinatra. mas para mim há intérpretes que se colocam de uma forma tal que vai além do timbre como Armstrong ou Robert Plant. acho Armstrong o maior jazzman que ouvi, e Robert Plant canta um standard de modo definitivo. ninguém deveria tentar cantar o que ele já tenha cantado. ele foi descoberto por acaso por Jimmy Page, cantando em um pub obscuro. mas além de todos estes existem “as lendas”, como me informou o rapaz que faz fotocópias na escola, usando uma camiseta com uma estampa de Ray Charles. eu adicionaria às lendas Bird, Coltrane, Dizzy Gillespie e Tom Jobim.



                                                                      Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário