domingo, 17 de abril de 2011

Consumo

Consumo

desde criança gosto de saber
o que eu  consumo
preferia a pasta Lever SR
que depois se fundiu com a Gessy Lever
e virou acho a Kolynos
mas papai dizia que a melhor era a pasta Phillips
porque tinha bicarbonato
e branqueava os dentes
papi era dentista logo segui sua opinião
havia uma certa margem de escolha
porque as compras eram feitas por mamãe
e com ela se podia conversar
lembro que um grande problema para ela
eram as manchas de comida em nossa roupa
quando caia aluma coisa na minha blusa
eu perguntava; isso mancha?
à vezes ela já avisava: cuidado que isso mancha
assim não foi uma mera publicidade
o que víamos na tevê de novos produtos
para lavar roupa
mas isso é uma história encerrada
após o surgimento do Vanish
mas a publicidade é exagerada
na maior parte das vezes
minha mulher comprou um shampoo
 para cabelos danificados
que segundo a embalagem reconstrói
o fio por dentro
não sei o que há dentro de um fio de cabelo
muito menos como um shampoo entra lá
ou como reconstrói um cabelo partido
se fôsse verdade seria um produto ótimo
para quem está perdendo cabelo
de qualquer modo é bom não duvidar muito
do que a indústria de produtos de beleza pode fazer
tanto que hoje é difícil marcar consulta
com uma dermatologista
e todas se transformaram em esteticistas
a isso se chama o império da sedução
que os indivíduos criam
e a indústria sanciona


                                                                    Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário