terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Silenciar, aquietar, meditar




os praticantes do yoga possuem a técnica de mouna, manter silêncio durante algumas horas, para aquietar a mente e não provocar com as palavras reações dos que se encontram próximos.  a neurolinguística usa técnicas comportamentalistas deste tipo, fazendo com que uma pessoa evite dizer certas expressões ou procure isolar-se em si, voltando-se mais para seu mundo interno e menos para o externo, que tanto nos chama e com o qual nos relacionamos mais forte e frequentemente. supostamente isto conduz a um apaziguamento interior e de fato muitas pessoas que usam técnicas assim evitam ficar  muito inquietas, pois o que dizemos rebate de formas não muito conhecidas nos demais, e em geral antecipamos o que o outro talvez possa sentir. é claro, tudo que fazemos gera consequências, não só o que falamos, mas absolutamente tudo, nossas ações em qualquer área. isto sempre foi chamado de karma no budismo, e neste sentido estamos sempre produzindo a qualidade das nossas relações, do nosso psiquismo, de nossa presença no mundo, mesmo após nossa morte. nisto consiste mais essencialmente nossa imortalidade, mais do que na permanência de uma alma em algum lugar do cosmo ou em alguma forma de vida após esta vida. isto porque podemos ter mais certeza dessas consequências que do resto. a meditação também enfatiza o silêncio e a cessação do karma, e o budismo e o taoísmo insistem em que a ação perfeita se fecha em si, não gerando carma. mas para isto não basta calar-se ou não fazer algo. é preciso que as palavras e as ações se baseiem no intelecto e nas virtudes que podemos sintetizar como pureza, compaixão e desapego. toda ação baseada nelas não gera karma, assim como a meditação não é um ficar quieto, mas uma ativa atenção dedicada a passarmos a ser nosso cosmo, à busca de superar nossa dispersão psíquica e nosso sofrimento. passamos a perceber, em tudo que falamos ou fazemos, o que deve ser dito ou o que deve ser feito para a cessação do que o budismo originariamente chamava o mar de sofrimento da vida e samsara. assim, silenciar não é aquietar e aquietar não é meditar. por isso a essência do budismo foi resumida por Dogen como estar presente aqui e agora, abolindo o karma.

                                                          Igor Zanoni

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