sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Alberto

1
embora fosse economista como eu e , também como eu, formado no velho departamento de economia e planejamento econômico da unicamp, alberto era culto, algo raro na tribo, e adorava ler filosofia e ciência tanto quanto beber seu natu nobilis. disse-me em um dia mais ameno que einstein baseara toda a teoria da relatividade na proposição de que algo se move. isto porque, se algo se move, todo o mais se move. sorriu confiando-me essa magnífica ideia. eu não conhecia como não conheço nada sobre isso mas gostei muito do que ouvi, e passei a aplicá-lo a quase tudo na minha vida.

2
desde sempre, parece-me, li interminavelmente moby dick, primeiro como uma aventura terrível, depois cercando-a de símbolos e compreendendo a baleia como deus, a vida, o inconsciente e assim segue, mas a estória fica melhor sem essas intermediações pois simbolizar o símbolo é tolo e redundante. nunca saberei o que é a baleia, mas morrerei dela da mesma forma que o capitão ahaab, em alto mar com um arpão na mão e uma ideia fixa na cabeça.


                                                                           Igor Zanoni


Nenhum comentário:

Postar um comentário