quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Viver e pensar


sempre gostei de crianças e jovens, meus irmãos foram boa companhia na infância e adolescência, tenho vários filhos, sobrinhos, sobrinhos-netos e uma neta preciosa. também tive diversos amigos, muito próximos, desde muito pequeno, lembro de seus nomes, do que fazíamos, e mais tarde minha juventude teria sido insuportável sem alguns, não muitos. mantenho algum contato com diversos, telefono, escrevo, vejo pelo facebook. embora ser professor da maneira que escolhi ser traga bastante carga emocional, não imagino que pudesse fazer outra coisa na vida. ainda se pensa que escrever, oferecer cursos e estudar demanda, em especial, muitíssimas horas de leitura árdua e solitária, como a atividade de um monge buscando o céu em uma cela, mas acho que demanda antes conversa, disponibilidade para perceber as interrogações sobre muitos temas dos estudantes e dos colegas, sensibilidade para suas emoções e expectativas. aprender não apenas é um exercício coletivo e criativo como articula compreensão e afeto, bem como ansiedade e inclusive angústia e dilemas muito difíceis. eu não teria entendido da missa a metade sem alguns alunos que se tornaram especialmente caros para mim, que viram tanto e melhor que eu, assim como o melhor da minha vida em casa foi rolar no tapete, jogar bola, fazer pipas, ir a parques, comer pizza com os amigos de meus filhos e tantas outras diversões e prazeres de uma amizade que só nasce desta forma, mesmo entre os infortúnios de que a vida é às vezes cheia.


                                                                 Igor Zanoni


                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário