domingo, 17 de julho de 2011

Cozinha


Cozinha

Minha irmã Ivone, que é nutricionista, massoterapeuta e grande cozinheira, telefonou para mim no sábado á noitinha e perguntou o que eu estava fazendo. Uma sopa. Ótimo! Sopa de que? Não sei, não olhei no pacotinho. Ela riu gostoso. Eu realmente não tenho pique para descascar cenouras e ralar batatas, mas minhas sopas são todas ótimas. Compro desidratadas na loja de produtos naturais perto de casa. Lá é meu supermercado. Tudo sem colesterol, cheio de ômegas, o máximo. E gostoso. Não compro os suplementos alimentares, alegria dos malhadores das academias do bairro, e dos policiais. O maior mercado da loja é a polícia militar que tem um quartel próximo. Todos os soldados bombadinhos, além de um monte de armas poderosas cujo nome desconheço, mas me assustam. Quando vão comprar suplementos, usam uma tática de aproximação da loja, com as armas engatilhadas, os uniformes, parece filme americano, O Exterminador do Futuro. Mas eles só querem ficar bonitos e atraentes, lá do jeito que eles acham que é ser bonito e atraente. Eu só quero meu pão integral, meu missô, minhas castanhas, meus risotos desidratados, minhas sopas. É claro que sou magro, nada nem um pouquinho musculoso, quero ficar leve para levar a vida com menos peso, o da vida e o meu. E comida é cultura.  Outro dia comprei um arroz preto, delicioso, suculento, arroz arroz. A loja tem de inovar para atrair a gula. Não é por ser magro que se deixa a gula. Fiz com lentilhas e pts, uma lentilhada. Mas as alfaces é preciso lavar, e bem, por causa dos agrotóxicos que devem ter. Estou louco para entrar em férias e ir á Itapira visitar a Ivone. Estou cansado de pensar em comida todos os dias, mas tenho de pensar para não ficar anoréxico. Que saudade da comidinha da mamãe! Mas hoje não tem mais mamãe nem as coisas que ela cozinhava. Que saco!

                                              Igor Zanoni 

Um comentário:

  1. Que tudo de bom esse texto Za!!!
    Amei!!

    Vem sim pra itapira passar uns dias, eu não preparo a comidinha da mamãe, mas tenha certeza aprendi muito com ela, em especial o bom humor e o amor ao próximo!!

    ResponderExcluir