quinta-feira, 7 de julho de 2011



1
as crianças que nasciam doentes
eram batizadas ainda na primeira semana
e ganhavam nomes como Maria Auxiliadora
ou Maria de Lourdes como minha mãe
os pais mais positivistas davam aos filhos
o nome do remédio que os curou
conheci uma moça chamada Terramicina
ou um nome parecido
acho que os pais trancam-se no quarto
e conferenciam sobre o nome do nascituro
nos países ibéricos há muitos meninos Jesus
o que é bom mas no Brasil há mais José e Maria
há tempo não encontro um Joaquim
onde foram parar os Joaquins?

2
eu queria um diário de bordo
que contivesse instruções sobre o que fazer
diante de cada direção e intensidade do vento
eu que por nada estou para me atirar ao mar
gostaria de naufragar perto de uma ilha
como nos romances do tempo dos veleiros
há mais ilhas em Defoe e Stevenson
que nos mapas mundi
gostaria de um livro para toda ocasião
como a Bíblia ou O Capital
livros há mas falta fé

                                               Igor Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário